Esporte e Saúde UZL

Pratique esporte, Pratique Saúde!.

Malhando no período menstrual!

 Programa-se para ter bom desempenho antes e depois da menstruação

Você se sente a vontade para praticar exercícios durante o período menstrual? Saiba que não há a mínima contraindicação para mulheres que queiram praticar atividades físicas durante este período. No entanto, o desempenho físico pode sofrer alterações devido às alterações hormonais.

O ciclo menstrual possui três fases: luteinica, folicular e ovulatória. A primeira se dá quando um folículo do ovário, que estava em crescimento, se rompe quando não há fecundação e se transforma numa massa amarela que amadurece e é levada pelo sangue. É a fase em que surge a TPM (tensão pré-menstrual) e sintomas como enxaqueca, irritabilidade e retenção de líquido. Essas sensações prejudicam a prática de exercícios.

Quando as regras chegam, a mulher pode ainda ter cólicas abdominais, cansaço, e inchaço, já que a hemorragia uterina tende a diminuir a hidratação e o volume de sangue na corrente sanguínea.

Nesta fase deve-se evitar exercícios mais pesados em prol dos mais relaxantes, como o alongamento, por exemplo. Os exercícios aeróbicos podem e devem ser praticados no período folicular, quando acontece o crescimento do folículo no ovário, que demora uma média de 14 dias. Nesta fase o organismo feminino retém menos líquido e maior consumo de oxigênio, o que aumenta a disposição para atividades físicas.

Quando começa a ovulação, a capacidade feminina de realizar esforços físicos também aumenta, levando a mulher a ter um melhor desempenho nos exercícios.

0 comentários:

Postar um comentário

FM Fraternidade 104,9!

Caucule seu IMC!


Seguidores

Lista de blogs