Esporte e Saúde UZL

Pratique esporte, Pratique Saúde!.

Fumo Tô Fora!




Também chamado tabaco, o fumo é uma planta originária do Novo Mundo, cujas folhas são preparadas de diversos modos, para serem fumadas, cheiradas ou mascadas. Veja o artigo . São inúmeros os componentes que, ou estão no fumo ou derivam de sua queima. Dentre eles podemos citar: nicotina, alcatrão, colidina, monóxido de carbono, ácido cianídrico, fenol, arsênico, sais amoniacais, dióxido de carbono, hidrocarbonetos cancerígenos.

A nicotina, um alcaloide, é a responsável pela formação do hábito de consumo, ou seja, é ela que vicia o consumidor.
A ação da nicotina é, particularmente, exercida sobre o sistema parassimpático e simpático. Pela liberação da adrenalina, influi na diminuição do consumo do oxigênio e, além de prejudicar o organismo em geral, vai diretamente à circulação, ao cérebro e ao coração.

MALEFÍCIOS DO FUMO

O tabaco exerce efeito nocivo, principalmente sobre os aparelhos respiratório, circulatório e digestivo, bem como sobre o sistema nervoso.
O fumo é o maior responsável pelas faringites, bronquites, falta de apetite, tremores, perturbações da visão, diversos tipos de câncer, sobretudo do pulmão e doenças cardiovasculares como angina do peito e o enfarte do miocárdio.

A fumaça do cigarro provoca, na mucosa brônquica, lesões do epitélio cilíndrico ciliado, das células secretoras de muco, alterações de funcionamento, etc. São inegáveis as relações entre o tabagismo e o câncer brônquico.
Além do câncer de pulmão, o fumo produz também, a bronquite crônica, enfisema pulmonar, coronariopatias, úlceras no estômago e no duodeno, câncer na língua, na faringe, no estômago e na bexiga.

POR QUE SE COMEÇA A FUMAR?

O cigarro sempre esteve associado ao sucesso, aos carros de luxo, aos garotos “saradões”, às garotas bonitas. Uma propaganda enganosa que deixa de dizer que o cigarro é uma armadilha, uma arma que o tempo acionará o gatilho.
Para o adolescente existe uma ligação entre o cigarro e a autoafirmação. Ele acha que, fumando, terá um comportamento mais adulto; será mais “maduro” perante seus amigos e colegas. Quanta hipocrisia! É inexplicável que, com o nível de informações existentes hoje, alguém comece a fumar.

Do primeiro cigarro ao vício é um “pulinho”.
Apesar dos engasgos com a fumaça no início, depois, o cigarro acalma, é agradável e faz o indivíduo sentir-se bem.
A nicotina age sobre o sistema nervoso central, liberando alguns neurotransmissores, como adrenalina, acetilcolina e dopamina, sendo esta associada ao prazer.

Entretanto, podemos dizer que é um falso prazer. Os malefícios citados anteriormente, certamente transformarão esse pretenso bem-estar em um futuro sofrimento.

O pior de tudo isso é que o fumante não prejudica somente a si próprio. A fumaça que ele exala, além de torná-lo inconveniente e às vezes insuportável, prejudica pessoas inocentes que irão fumar por “tabela”.

Fonte: www.asaudeempauta.com

0 comentários:

Postar um comentário

FM Fraternidade 104,9!

Caucule seu IMC!


Seguidores

Lista de blogs