Esporte e Saúde UZL

Pratique esporte, Pratique Saúde!.

Você Sabe a Diferença entre Diet, Light e Zero?


             Assim que deram início às vendas de alimentos diet, as pessoas automaticamente os associaram a produtos de baixo teor calórico, logo em seguida vieram os alimentos light e mais recentemente, os zero. Muitos desses produtos deixam de informar ou até informam, mas não corretamente, prejudicando assim a escolha correta de um produto pelo consumidor.

As diferenças básicas são as seguintes:
           
Alimentos diets são produzidos a partir de modificações para que adeque-se a diferentes dietas e indivíduos com necessidades metabólicas específicas, eles apresentam uma restrição e/ou isenção de nutrientes (sódio, carboidratos, proteínas e lipídeos), são recomendados para auxiliar no controle do peso e para complementar a alimentação de diabéticos. 
            
Em contrapartida, os alimentos que chamamos de lights apresentam uma diferença de porcentagem, seja de calorias ou algum nutriente, em comparação ao produto tradicional. Essa diferença mínima é de 25%. Para se ter uma ideia, alguns pães são comercializados apenas por ter seu nível de lipídeos (gorduras) reduzido, e não por suas calorias.

Existem também alimentos chamados de zero. Isto indica que ele possui uma restrição ou isenção de algum nutriente em relação ao tradicional. Esta isenção pode ser de açucares, como é o caso de muitos refrigerantes. Caso seja, o produto possuirá muito menos calorias que seu respectivo na versão tradicional.

Em suma, é necessário muita atenção ao consultar os rótulos dos produtos para não trocar seis por meia dúzia ou pior, por em risco sua saúde. Consulte um nutricionista, saiba sua real necessidade alimentícia, se você possui alguma restrição, etc e não deixe de ter uma alimentação saudável e nutritiva.

Pratique Saúde Galera!

0 comentários:

Postar um comentário

FM Fraternidade 104,9!

Caucule seu IMC!


Seguidores

Lista de blogs